5 Erros que você deve evitar ao vender pelo WhatsApp

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Quando você tem um negócio próprio, é fundamental utilizar todas as formas possíveis para divulgar seu produto ou serviço e, assim, conseguir atingir um público maior e vender mais.

Você utiliza o WhatsApp para impulsionar as vendas do seu negócio?

Se não, estar na hora de repensar e começar a utilizar a ferramenta de forma correta. Vamos lá.

Segundo o Facebook, que comprou o WhatsApp em uma transação bilionária em 2014, são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma.

No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas estão usando o whatsapp. É como se 1 a cada 2 brasileiros usassem o aplicativo. O potencial de mercado para vendas utilizando esse aplicativo é enorme.

Portanto, Selecionei 5 erros mais comum que você deve evitar ao vender pelo WhatsApp.

WhatsApp 5 erros comuns que devem ser evitados

WhatsApp: Erros Comuns
WhatsApp: Erros Comuns

1. Não tente vender o tempo todo

Nós demos uma dica sobre o envio de conteúdos interessantes. Isso deve ser sempre levado em consideração, afinal, ninguém gosta de ser constantemente bombardeado apenas com propostas comerciais.

Então, pense com cautela quando você for enviar alguma mensagem para seus contatos.

Mesmo que seu objetivo final seja vender pelo WhatsApp, seu público precisa saber que você quer ajudá-lo com soluções práticas para o dia a dia.

Por isso, não tente apenas fazer vendas o tempo inteiro. Importe-se em enviar mensagens com informações realmente interessantes.

2. Não envie mensagens em massa

Você já reparou como é chato receber uma mensagem com textos muito grandes e que parecem que foram copiadas e enviadas para todos os contatos do telefone, sem ter nem ao menos alguma relação com a pessoa que recebeu?

Mensagens em massa, sem nenhum tipo de personalização, não são interessantes para essa estratégia.

Não estamos falando aqui para você escrever uma mensagem completamente diferente da outra, porque sabemos que isso é difícil, principalmente se seu número de clientes for muito alto.

Mas você pode (e deve!) enviar somente conteúdos que interessem cada usuário.

Mais uma vez, se você tiver mais de um produto, precisa separar seus contatos de acordo com o interesse deles, para enviar conteúdos relacionadas ao que eles gostam.

Além disso, evite enviar várias mensagens no mesmo dia ou uma atrás da outra. Isso pode acabar irritando sua audiência e fazer com que as pessoas até mesmo bloqueiem seu número.

3. Não ignore feedbacks

Você precisa ficar sempre atento aos feedbacks das pessoas com quem se comunica pelo WhatsApp.

Veja se elas têm algo a reclamar ou acrescentar e lembre-se de sempre tirar as dúvidas que aparecerem.

Esse aplicativo é um canal direto de você com seu público. Por isso, se você abriu esse tipo de interação, precisa responder com frequência e estar disposto a usá-lo não apenas para fazer vendas, mas também para conversar com sua audiência.

Além disso, fique atento a pessoas que solicitarem que você não mande mais mensagens para tirá-las de possíveis listas de transmissão.

Não é interessante insistir no WhatsApp com quem já mostrou desinteresse por esse canal de comunicação.

4. Não crie grupos

Criar um grupo com vários números de pessoas que provavelmente nem se conhecem é muito perigoso e ultrapassa o limite de confidencialidade.

Se uma pessoa informou o número do telefone para você é porque ela quer receber suas mensagens. Mas isso não quer dizer que ela queira que outras pessoas que também compram seus produtos ou serviços tenham acesso aos dados dela.

Quando você coloca pessoas desconhecidas em um mesmo grupo, todos têm acesso aos números de telefones que estão no grupo.

Isso pode fazer com que seus clientes sintam-se expostos por você e eles podem até mesmo ter receios de passar informações como o número do cartão em seu site ou página de vendas.

Afinal, se você expôs o contato telefônico, quem garante que não informará também o número do cartão?

5. Não aja de forma inoportuna

O WhatsApp comercial deve ser utilizado apenas para fins relacionados a seus produtos, serviços ou marca.

Por isso, não seja uma daquelas pessoas que envia correntes e mensagens pessoais para seus contatos.

Mais uma vez: conteúdo é tudo e é ele que cativa seus clientes. Por isso, lembre-se de ser sempre respeitoso e envie apenas informações relacionadas a seu negócio.

E então? Você já está preparado para vender pelo WhatsApp?

Curtiu que este artigo? Se ajudou deixe seus comentários aqui ou compartilhe com seus amigos! Recomendo leitura também: WhatsApp: Como configurar no site WordPress

Texto com informações do Blog da Hotmart

Leandro Santos

Leandro Santos

Ceo & Founder at Navegin - Jovem Empreendedor pensa que é nerd e apaixonado por WordPress, startup, futebol, FIFA 2014, Palmeiras e tecnologia com muito café!

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