WordPress

Entenda as principais diferenças entre Site Responsivo ou Mobile 28 de junho de 2016 | Fonte: Moip | Autor: Leandro Santos

Entenda as principais diferenças entre Site Responsivo ou Mobile

72 milhões! Esse é o número aproximado de brasileiros que acessam a internet por meio de smartphones atualmente. E com tanta gente navegando na web via aparelhos móveis, como fazer para que as páginas do seu e-commerce funcionem perfeitamente tanto nessas telinhas quanto nas dos computadores tradicionais? Simples: transformando seu site em responsivo ou mobile! Ficou meio perdido? Não se preocupe, porque vamos explicar agora mesmo o que significa cada um desses termos e quais são os prós e os contras dessas opções. Então confira!

O que é um site responsivo?

O termo responsivo se refere aos sites que conseguem, usando a mesma codificação, adaptar todo seu funcionamento tanto para dispositivos móveis quanto para os tradicionais, como os computadores que usamos em casa ou no trabalho. Vale a pena dizer, porém, que essa adaptação não diz respeito apenas ao design de uma página!

Além de encaixar corretamente seu grid em qualquer tamanho de tela, os sites responsivos também precisam otimizar seu peso para que tanto quem usa uma internet 3G/4G quanto quem navega usando uma banda larga de 100 MBs tenha uma boa experiência online. Essa busca por equilíbrio também é feita nos sites mobile, mas de uma maneira levemente diferente.

Veja exemplos de sucesso:

GBFOR - Green Building for Cities
GBFOR – Green Building for Cities

 

Blog da Cris Moreira, colunista de moda do Jornal O Povo
Blog da Cris Moreira, colunista de moda do Jornal O Povo

 

Hotel Sun Bay - Praia de Pipa/RN
Hotel Sun Bay – Praia de Pipa/RN

E o que são sites mobile?

Com um tipo de programação que se assemelha (bastante) com a dos sites responsivos, os mobile (ou web apps) também se adaptam às telas dos aparelhos de onde são acionados, no entanto, a diferença é que aqui a programação entende de onde está vindo o acesso. Assim, entrega apenas a versão móvel para o usuário! E por mais que esse detalhe nem faça tanta diferença para o usuário, pode fazer muita para o responsável pela página.

Quais são os prós e os contras?

Para deixar claro quais são as diferenças e qual é o melhor momento para se usar cada uma dessas opções, iremos agora fazer uma pequena lista com prós e contras. Veja só:

Sites responsivos

Prós

  • É preciso desenvolver apenas um site;
  • Seu e-commerce usa só uma URL;
  • A otimização fica mais bem resolvida;
  • Fica mais barato redesenhar ou criar um site do zero;
  • Preferência do Google por sites responsivos.

Contras

  • Maiores gastos (financeiros e de tempo) com usabilidade;
  • Escassez de mão de obra técnica para produzir e dar manutenção.

Sites mobile

Prós

  • Maior velocidade por ficarem em um servidor separado;
  • Custo menor para criar uma versão móvel (e não redesenhar todo o site);
  • Entrega de resultados diferenciados das buscas.

Contras

É preciso ter uma URL diferente;

  • Realiza-se manutenção em dois sites e não só em um;
  • Pode não funcionar corretamente para todos os tipos de smartphones e tablets (lembre-se, afinal, de que o tamanho da tela já não é o maior diferencial entre celulares e computadores).

Como você pôde ver por aqui, um site responsivo é bastante diferente de um site mobile. Por isso, saber enxergar qual dessas opções é a melhor para seu e-commerce pode fazer muita diferença para o negócio.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 17 =