WordPress

Como instalar o WordPress 20 de janeiro de 2013 | Autor: Leandro Santos

Como instalar o WordPress

Salve moçada, no post anterior expliquei Por que você precisa de um site em WordPress? E hoje vamos da continuidade ao assunto explicando com mais detalhes a instalação em seu servidor web.

Instalação WordPress

WordPress é bastante simples de instalar. Todo o processo de instalação leva menos de 5 minutos. Há quatro elementos-chave que você precisa ter acesso antes de iniciamos a instalação:

Agora vamos para o passo a passo da instalação em seu servidor.

1. Se você atender aos requisitos acima, baixe a versão mais recente do WordPress e descompactá-lo. Você também terá que criar um banco de dados em seu servidor web, com permissões de administrador para o banco de dados. Faça o download da última versão do WordPress através dos seguintes links:

2. Na pasta, localizar um arquivo chamado wp-config-sample.php. Em seguida, renomeie o arquivo para wp-config.php. Agora abra-o em um editor de texto (Recomendo Notepad ++ ou Sublime Text 2) e colocar os detalhes de seu banco de dados, a fim de gerar e usar sua senha de banco de dados.

2. Agora você precisa fazer o upload dos arquivos do WordPress em qualquer lugar desejado no seu servidor web.

3. Agora, execute o script de instalação, abrindo wp-admin/install.php em um navegador da web. E siga os passos de configuração padrão como Título e nome de usuário e sua senha, após faça o login e inicia o seu blog ou site.

É simples e fácil, caso deseje mais informações detalhadas sobre a instalação visite essa página do Codex (em inglês). Após essa etapa de instalação, vamos falar de plugins que são importantes para o seu projeto.

Plugins

Plugins são ferramentas para estender a funcionalidade do WordPress. Eles podem ser instalados diretamente de seu painel, clicando na guia “plugins” na barra lateral, em seguida, escolha “Adicionar novo”.

Fica a dica de um post que escrevi no blog da navegin falando sobre três plugins WordPress para blog de Negócio.
Além dos plugins citados no blog, aqui estão alguns plugins essencial para seu blog ou site;

Contact Form 7

Plugin de formulário de contato. Simples, mas flexível.
Plugin de formulário de contato. Simples, mas flexível.

Formulários de contato é um dos meio muito fácil e eficaz, para seu público ou seus consumidores entrem em contato, através de seu blog ou site, por isso apresento Contact Form 7. Com ele você pode gerenciar múltiplas formas de contato, e você pode personalizar a forma e o conteúdo de e-mail de forma flexível com marcação simples.

Google drive for WordPress

Plugin usado para fazer backup de arquivos do WordPress e DB com o Google Drive.
Plugin usado para fazer backup de arquivos do WordPress e DB com o Google Drive.

Este plugin usado para fazer backups de seus arquivos WordPress e banco de dados MySQL com o Google Drive. Google Drive para WordPress é um plugin que fornece recursos de backup para WordPress. Backups são arquivos ‘zip’ criados localmente e enviados para uma pasta de sua escolha no Google Drive.

Essas são algumas ferramentas para você iniciar com o pé direito na web utilizando esse poderoso cms, embora o WordPress seja uma plataforma extremamente confiável, infelizmente muitos usuários sofrem ataques externos, sendo que a melhor maneira de evitar esses ataques é deixar sempre atualizado os plugins e sua base de dados, é uma das melhores formas de se proteger contra eventuais ataques, e por isso sugiro que você sempre mantenha backups.

 

 

6 Comentários

6 respostas para “Como instalar o WordPress”

  1. Precisando começar a aprender de verdade mesmo. O Peso Perfeito que o diga, necessidade grande mudar de plataforma.

  2. […] já explicamos as principais vantagens e benefícios de se utilizar o WordPress, e aprendemos como instalar em seu seu servidor web. Agora vamos falar sobre SEO (Search Engine […]

  3. Welligion disse:

    Cara, (eu sou leigo então vai desculpando as dúvidas):
    1 – registramos o site no locaweb por 40,00. Depois tivemos q pagar 13,00 pra transferir pro WordPress. O locaweb seria nosso servidor nesse caso?

    2 – E o cliente de FTP, quanto custa? onde acha?

    • lsantos disse:

      Olá Welligion, tudo bem?
      Estamos aqui para esclarecer suas dúvidas, então vamos lá;

      1 – registramos o site no locaweb por 40,00. Depois tivemos q pagar 13,00 pra transferir pro WordPress. O locaweb seria nosso servidor nesse caso?
      Vampos por partes, o primeiro passo é registrar seu domínio e para isso você pode ir no registro.br que é órgão competente por registrar os domínios brasileiros, e você pagar uma taxa anual por ele. Acredito que seja esses R$ 40,00 Reais.
      Como você fez a migração para o WordPress e empresa comprou R$ 13,00 reais, você tem que observar se vc paga isso mensal?

      2 – E o cliente de FTP, quanto custa? onde acha?
      Bom, ao contratar um serviço de hospedagem, por padrão a empresa já libera os dados de acesso de ftp e banco de dados junto com acesso ao painel de administração de sua hospedagem.
      Através do painel de administração é possível você configurar e-mail, alterar senhas e criar novos banco de dados de acordo com plano que você optou.

      Espero que tenha lhe esclarecido, caso ainda tenha algo a mais, pode me enviar.
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 3 =